Festival traz lendas do hip hop e do rock, com Racionais MCs e The Fall, além do cantor China,
The Sea And The Cake, Copacabana Club e Romulo Fróes
Banda Guillemots |
Chegando a sua 8ª edição, o festival No Ar Coquetel Molotov segue com uma série de atividades durante setembro. Mas as principais atrações e shows internacionais acontecem nos dias 14 e 15 de outubro, no Centro de Convenções da UFPE. A programação completa foi divulgada e está disponível no site do evento.
PRÉVIAS
As prévias do festival tiveram início no dia 16 de setembro, com shows de AMP (PE) e Camarones Orquestra Guitarrística (RN). Nesta sexta (23), o Pátio de São Pedro recebe o cantor pernambucano Tagore e a banda Plástico Lunar (SE). As atrações do dia 30 são Radiola Serra Alta (PE) e Sacal (PB) e quem encerra a programação das prévias são a pernambucana Bê Formiga, Fusile (MG) e Graveola (MG), que se apresentam no dia 07 de outubro. Todos os shows acontecem às 20h.
ATRAÇÕES
A chegada do Racionais MCs ao festival No Ar representa um resgate de um dos grupos mais importantes para o rap nacional. Com forte consciência política e crítica social, as músicas do grupo falam de drogas, violência e preconceito racial. O último álbum de estúdio da banda foi 1000 Trutas, 1000 Tretas, de 2006. O maior sucesso foi Sobrevivendo no Inferno, de 1997, que os lançou ao estrelato.Já o The Fall é uma das bandas mais importantes para o cenário pós-punk inglês. Formado em 1976 em Prestwich, pelo ícone Mark E. Smith, eles foram primeiramente identificados com o movimento punk, mas logo ficaram conhecidos pela subjetividade das letras e pelas guitarras melódicas. Sobem ainda no palco do Teatro da UFPE o pernambucano China, que lança no festival seu novo disco, Moto Contínuo; os americanos do Sea And The Cake, que fazem um indie rock com influência do jazz e apresentam seu novo trabalho neste ano, o disco Moonlight Butterfly. Para completar, o guitarrista da Nação Zumbi, Lúcio Maia traz novidades ao vivo de seu projeto solo, Maquinado. Três atrações que já haviam sido confirmadas completam a programação no palco principal do evento: Guillemots (Inglaterra), HEALTH (EUA) e o paulistano Rômulo Fróes, que traz para a capital pernambucana o álbum recém-lançado Um Labirinto Em Cada Pé.Na Sala Cine UFPE, os shows gratuitos se destacam pela diversidade de gêneros e por apresentar novos nomes da cena independente nacional e internacional. De Pernambuco teremos o Nuda, que apresenta o disco Amarenenhuma e a banda revelação deste ano; e o grupo Rua, que traz consigo uma música que carrega elementos desconstruídos da música brasileira e do rock. A Sala Cine UFPE ainda reserva a estreia nos palcos locais do Trio Eterno, projeto especial entre os músicos Felipe S e André Édipo. O King Size completa a escalação pernambucana com seu dub com influências de trip-hop.O No Ar ainda traz uma das bandas mais comentadas do cenário pop deste ano, o Copacabana Club (PR), chegando pela primeira vez ao Recife. O hip hop também invade este espaço com o show dos paulistas Rodrigo Brandão com M.Takara e o rapper norte-americano Beans, um dos fundadores do cultuado grupo Anti-Pop Consortium. A cantora radicada na França Hindi Zahra fecha a programação da Sala Cine UFPE com uma música que traz influências da cultura africana e do pop mundial.
CINEMA
Neste ano, a Mostra Play The Movie, em seu quinto ano consecutivo, ganha um espaço maior para sua projeção, sendo apresentado no Cinema São Luiz. A Mostra, que teve seu projeto aprovado pelo SIC – Sistema de Incentivo a Cultura da Prefeitura do Recife, tem sua programação distribuída em quatro datas, nos dias 03, 04, 08 e 09 de outubro. O cineasta Marcelo Gomes, diretor de Cinema, Aspirinas e Urubus e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, será homenageado no evento com uma breve retrospectiva de sua produção audiovisual e com um bate-papo com o púbico.Entre os destaques da Mostra estão os filmes Eu Tenho Pressa, contando a biografia da banda Devotos, o longa Gretchen Filme Estrada, Daquele Instante em Diante e Nas Paredes da Pedra Encantada, documentário sobre o mítico disco Paebiru, que conta com entrevistas com Zé Ramalho e o músico pernambucano Lula Côrtes, que participou das gravações do filme, cuja estreia no Recife acontece no encerramento do Play The Movie. Para os cine-concertos estão programadas apresentações com a banda instrumental Porto (SP) e o Dark Side, um projeto paralelo de membros das bandas Chambaril, Azabumba, Pocilga Deluxe e Orquestra Contemporânea de Olinda prestando um tributo ao clássico disco do Pink Floyd com a projeção simultânea do filme O Mágico de Oz.OFICINAS E DEBATESA partir do dia 03 de outubro, tem início as oficinas e debates, que acontecem no Centro Tecnológico de Cultura Digital – Nascedouro de Peixinhos. Serão discutidos temas como cuidados na carreira musical, criação musical e novas tecnologias para utilização da música. Os encontros são sempre às 14h.Na semana seguinte, no dia 10, o Teatro Hermilo Borba Filho recebe o Laboratório Cultura e Crítica, às 17h. De 11 a 13 de outubro, é a vez da Livraria Cultura sediar as atividades, que contam com um seminário sobre jornalismo cultural, às 17h. A programação de debates encerra na Faculdade Aeso Barros Melo, em Olinda, que recebe duas oficinas: uma sobre fotografia musical, às 10h, e outra sobre o hip-hop, às 15h.
SERVIÇOFestival no Ar Coquetel Molotov 2011
Até 23 de setembro: Atividades culturais descentralizadasDias 24 e 25 de setembro: Shows no Centro de Convenções da UFPEDe 03 a 13 de outubro: oficinas e debatesDias 14 e 15: principais atrações e shows internacionais Ingressos à venda no DeltaExpresso (Shopping Recife, Plaza Casa Forte, Tacaruna e Recife Antigo)Informações: www.coquetelmolotov.com.br