CARNAVAL DE NAZARÉ DA MATA 2012: ENCONTRO DOS MARACATUS

in


O ‘Encontro dos Maracatus - Edição 2012’ acontecerá nos dias 20 e 21 de Fevereiro de 2012, na cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco. Os objetivos do Evento são difundir, fomentar e fortalecer a cultura e as tradições locais.


O Evento em Nazaré da Mata é bastante tradicional, e sua concentração terá,  início nas horas iniciais da manhã, na frente Parque dos Lanceiros, situado às margens da Rodovia BR 408 [na entrada da Cidade].



Os trabalhadores da cana-de-açúcar, que nos dias de momo protagonizam uma das principais manifestações do Carnaval de Pernambucano, se reuniram mais uma vez demonstrando que a tradição fala mais alto na Mata Norte, uma vez que mantém os cortejos de Maracatu de Baque Solto [ou Maracatu Rural como também são conhecidos].



Alguns grupos protagonizam cortejos que percorrem um longo roteiro pelas ruas do Município de Nazaré da Mata. O ápice do Evento, em 2012, será no Parque dos Lanceiros, onde como em todos os anos, que servirá de Palco, no qual se vivenciará a apoteose do desfile.


Cada Mestre de Maracatu apresentará suas loas e os caboclos de lança realizarão suas evoluções com seus chocalhos, sob suas golas coloridas, e empunhando as imensas lanças adornadas com fitas, que complementam a magnifica “coreografia” Maracatu Rural, ao som de sambadas, marcados pelo ritmo de taróis e tambores.
Durante os dias de festa, em Nazaré da Mata, mais de 60 ‘Grupos de Maracatu Rural’ de toda a região se reúnem, em apresentações com seus reis, rainhas, baianas e caboclos de lança, que dançam e cantam em um belíssimo espetáculo.


A Cidade de Nazaré da Mata, a “Terra do Maracatu”, ainda abre espaço para as agremiações das cidades vizinhas, como os caboclinhos de Goiana, os maracatus de Tracunhaém e Feira Nova, os Bumba Meu Boi, dentre outros.
FONTE: Texto & imagens nazaredamata.pe.gov.br.

This information box about the author only appears if the author has biographical information. Otherwise there is not author box shown. Follow SORA on Twitter or read the blog.

Banner1

Banner1

Banner3

Banner3